Progeria

Progeria


    
A palavra Progeria (vem do grego “geras” que significa “velhice”) é uma doença genética autossómica da infância e pode ser recessiva ou dominante. Consiste no envelhecimento acelerado, que é cerca de sete vezes em relação à taxa normal. Uma criança com Progeria tem uma média de vida de 14 anos para as raparigas e 16 para os rapazes. Acabam por morrer, maioritariamente, devido a uma doença vascular prematura.

   Trata-se de uma doença que atinge 1 entre 8 milhões de recém-nascidos, sendo, assim, muito rara. A inteligência da criança e o seu raciocínio não são afectados o que faz com que se apercebam dolorosamente de todo o processo que os irá conduzir a uma morte precoce.

 Diagnóstico
 
    O diagnóstico da Progeria é fundamentalmente clínico e realizado nas crianças que apresentam os sintomas inicias da doença entre o primeiro e o segundo ano de vida. Não existe actualmente um exame que diagnostique a Progeria.

 Tratamento

Não existe ainda um tratamento definitivo. A maioria dos tratamentos limitam-se a prevenir outros problemas de saúde como, por exemplo, as doenças cardiovasculares.


 Aqui ficam algumas imagens de crianças portadoras de progeria.





Sem comentários:

Enviar um comentário